quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O COXA VOLTOU!

Enfim, o Coritiba Foot Ball Club está de volta a primeira divisão do Campeonato Brasileiro! Para muitos o futebol pode ser algo de pouca importância, mas para mim, como já ouvi de alguém esta frase: "o futebol dentre as coisas menos importantes o futebol é a mais importante ou dentre as mais importantes é a menos importante..."

Mas a verdade é que analisando a trajetória do Coxa desde o fatídico dia 06 de dezembro de 2009, em que bárbaros torcedores selaram a queda do Clube à segunda divisão, até o dia do retorno à elite do futebol brasileiro, pude aprender várias lições.

Vi realmente que em muitos momentos da vida somos alvejados mas não destruídos. Entendi que humildade é reconhecer nossos erros e aprender com modelos de sucesso. Compreendi que de fato a união de um grupo de pessoas é fundamental para qualquer vitória coletiva. E confirmei que sem a mão do Senhor nada pode ser feito.

Parabéns jogadores do Coritiba, parabéns funcionários, parabéns torcedores!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ABUNDANTEMENTE ALÉM

Pedir para Deus o mais abundamente além daquilo que pedimos ou pensamos pode parecer uma incoerência ou um raciocínio até certo ponto "meio" esquizofrênico, não é mesmo? Veja, pedir algo que está além daquilo que pensamos, demonstra querer fugir da realidade ou até mesmo parece uma total ausência de vontade própria.

Mas refletindo melhor, vejo que orar pedindo o mais abundantemente além, que está lá em Efésios 3.20, é na verdade uma oração que demonstra confiança em Deus. Pedirmos algo que vai além dos nossos desejos e pensamentos é dizer: "Senhor, estou eu aqui fazendo pedidos ao Senhor, mas eu sei que o Senhor tem coisas maiores e melhores do que estou pedindo agora, por isso, na verdade são estas as coisas que realmente quero, porque confio em ti."
E o que Deus tem para cada um de nós é sim o melhor. Em Jeremias 29.11 está lá: "Eu sei os planos que tenho de vós, planos de paz e não de mal, para lhe dar uma esperança e um futuro.".
Deus abençoe.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

SUBMISSÃO!!!

Se submeter a Deus! Isso que tem faltado em nossas vidas. Vivemos como filhos mimados que diante de um NÃO do pai, esperneiam, choram e gritam. Ou, então, nos portamos como filhos rebeldes que não dão a mínima para a opinião do pai e têm prazer em fazer tudo contrário ao que ele nos orienta, sempre afirmando que o pai é um grande "sem noção..." 

Você pode achar que não, mas com relação à Jesus às vezes vivemos exatamente destas maneiras. Se ainda não conhecemos a Jesus, nos portamos como filhos rebeldes. Pensamos que esse negócio de Deus é tudo uma "grande bobagem" e que o que vale mesmo é o pensamento positivo, a qualificação individual de cada um. Concluímos que eu posso tudo se tiver foco, objetivo e determinação para satisfazer a minha vontade.

Se conheço a Jesus, então me porto como filho mimado que diante do primeiro NÃO do Pai chora, grita e já diz que esse Pai não o ama mais, fica "emburrado" e não fala mais com Ele.

Na verdade, nenhuma destas duas posturas estão corretas. Por mais que você tenha vários argumentos contrários ao que eu vou falar, não adianta. O que importa é cumprir a vontade do Pai! Nós não somos donos de nada nessa vida. Deus nos criou para um propósito. Ele sabe o que é melhor para nós. Diz a Bíblia:

"Jeremias 29:11: Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança".

Quando estamos fora desse propósito, desse plano maravilhoso de Deus, a vida fica enroscada, não sái do lugar. Ou então, o aparente sucesso alcançado não traz a satisfação almejada e algo ainda fica faltando...

Por isso, a mensagem é: se submeta a vontade de Deus! Respeite o que Ele tem para sua vida. Deixe ele falar ao seu coração e guiar os seus passos. "Salmos 37:5: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"SANTIFICADO SEJA O TEU NOME"

Na oração do "Pai Nosso" encontramos a frase "santificado seja o teu nome", mas dificilmente paramos para pensar sobre o que de fato essa expressão quer nos dizer.

Em primeiro lugar, devemos analisar: santificado seja o nome de Jesus por quem? Resposta: por nós mesmos. 

Mas como fazer isso? Para auxiliar nessa breve reflexão, trago ensinamento do Pastor Adoniran, que ontem durante a aula, nos disse que a palavra "santificado" encontrada no texto original escrito em aramaico, traz a idéia de continuidade, ou seja, seria quase que dizer, "santificando o nome de Jesus".


Isso me faz concluir que santificar o nome de Jesus se trata de uma ação, de um comportamento contínuo. Indo além, se trata de um modo de viver. É viver conforme Cristo viveu.


De nada adianta orar "santificado seja o teu nome" se na primeira conversa com alguém, eu conto uma "mentirinha nossa de cada dia", ou então para me safar de uma multa pago um "cafezinho" para o policial. Essas atitudes em nada santificam o nome de Jesus.


Portanto, santificar o nome do Senhor é viver conectado com o Pai, tendo a mente de Cristo (I Co 2:16), zelando em viver conforme Jesus viveu, tanto no espírito, na mente e no corpo.

Devemos continuar orando o Pai Nosso, mas atentos para vivermos cada frase dessa oração!

sábado, 11 de setembro de 2010

TESTEMUNHO

Olá queridos! 

Hoje resolvi, orientado por Deus, escrever rapidamente a minha história de transformação de vida. Espero, sinceramente, que essa história possa abençoar a sua vida. 

Bem, tudo começa em Telêmaco Borba, cidade do interior do Paraná. Lá fui um jovem criado de baixo de valores cristãos, chegando até a ser assíduo frequentador da escola dominical da igreja Presbiteriana de lá. Porém, logo aos 11 anos de idade comecei a deixar de lado a igreja. 

A partir dessa idade comecei a me interessar muito pelas coisas que o mundo tem a nos oferecer. E como acontece com muitas pessoas, resolvi experimentar estas coisas.

Foi então que, por volta dos meus 14 anos de idade, eu comecei a beber, participar de todas as "baladas" possíveis e imagináveis. Me envolvi com várias coisas erradas que, hoje, infelizmente, são normais no meio da nossa juventude. 

E foi assim durante todo o ensino médio, também durante toda a faculdade e até início da minha vida profissional.Os anos passavam e eu "aproveitava" cada vez mais. Estava em todo o tipo de festa! Era muito animado, empolgava as pessoas, e posso dizer até que era um líder nesse meio. 

Porém, o mais engraçado é que quanto mais eu "festava", mais eu tinha necessidade de fazer isso, porque um vazio que eu não sabia da onde vinha, sempre estava no meu coração e precisava de algum jeito acabar com esse vazio. 

E eu acredito que muita, mais muita gente vive isso e não tem coragem de reconhecer que a vida está vazia.

Mas graças ao maravilhoso e indecifrável amor de Jesus, durante essa caminhada triste, Ele colocou um anjo no meu caminho. Esse anjo se chama Lorena, que hoje é a minha esposa! Esse anjo, acompanhou toda essa trajetória triste de pecado e sofreu todas as consequências disso, chegando em certo momento a cair também nesta vida miserável que eu levava. 

Por conta dessas coisas o nosso namoro sempre foi algo muito difícil. Nós nos amávamos muito, mas a distância (ela em Telêmaco e eu em Curitiba ou ela em Londrina e eu em Curitiba) era algo que nos consumia e nos fazia muito mal. Com o passar do tempo, entre términos e reatamentos do nosso namoro, eu não aguentava mais aquela situação e algo no meu coração me dizia: "Só vai dar certo quando você largar dessa vida e viver aquilo que Eu tenho pra você". Hoje tenho certeza que já era Jesus falando ao meu coração. 

Foi então que no ano de 2007, convidado pela Lorena (hoje minha esposa), fui a um retiro de Carnaval promovido pela Igreja Presbiteriana do Brasil de Telêmaco Borba. Detalhe, carnaval sempre foi a melhor festa para mim. Esperava ansiosamente estes dias chegarem para "aproveitar" ao máximo! Mas como algo precisava ser feito, topei ir. Resultado: foi lá que eu tive um maravilhoso encontro com Jesus e lá decidi entregar totalmente a minha vida a Ele.

Não tenho dúvida de que foi a melhor decisão da minha vida. A partir daquele dia, aquele vazio que eu sentia simplesmente foi embora. Aquele desejo insaciável por festas e bagunças esfriou... Nosso relacionamento foi transformado e naquele mesmo retiro Jesus nos revelou que nós tínhamos o "SIM" Dele. No ano seguinte nós nos casamos e hoje vivemos em Curitiba muito felizes e a cada dia temos provado do amor de Jesus. 

Na verdade, a mensagem que eu quero deixar com isso tudo é que, por mais que você pense que isso tudo que falei é uma grande loucura, uma bobagem, lavagem cerebral, fanatismo, ou sei lá o que, só saiba que esse vazio que está aí no teu peito não serão as festas, o dinheiro ou os prazeres desse mundo que irão preenchê-lo, mas somente a vida abundante que temos com Jesus. 

Deus te abençoe.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

RAZÕES PARA NÃO AMAR O MUNDO

Se você tem alguma dúvida porque não devemos amar o mundo, a Palavra de Deus é direta nesse ponto.
Seguem alguns textos trazidos na versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje:

I João 2:15-17: "Não amem o mundo, nem as coisas que nele há. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre."
Tiago é ainda mais direto, quando no capítulo 4:4 diz: "Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus."

Já parou para pensar nisso?? Se amamos o mundo somos inimigos de Deus! Portanto, devemos nos atentar para isso e fazer o exercício diário de nos desapegarmos dos prazeres desse mundo e voltarmos os olhos para as coisas de Deus, isto é: a amar a Deus sobre todas coisas e ao próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37-39).

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ONDE COMEÇA O PECADO????

O pecado começa na nossa mente!

A Bíblia nos ensina que a natureza do homem, a sua carne, é pecaminosa. O pecado começa com os desejos ardentes do nosso coração (as concupiscências da carne) que estão nas nossas mentes. A todo tempo somos levados a pensamentos pecaminosos. Por várias e várias vezes, flashs de pecados acontecem na nossa mente. Até aí tudo bem, porque a nossa mente é pecaminosa mesmo. O problema é quando eu dou vazão a esse desejo, quando eu transformo esse desejo em uma vontade. Isto é, quando aquela mera impressão pecaminosa, aquele pequeno flash começa a se tornar um pensamento consciente, ou seja, uma vontade de pecar. Em seguida, impulsionado por esta vontade, eu tomo uma atitude. É aí que eu cometo o pecado.


Tiago 1: 14 vai nos ensinar que as nossas próprias paixões humanas (concupiscências) que habitam na nossa mente, é que nos fazem pecar: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência (paixões humanas)". E o versículo15 conclui: "Depois, havendo a concupiscência concebido, dá luz o pecado; e o pecado, sendo consumado gera a morte".

Por esta razão é que devemos controlar nossos pensamentos!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ATITUDES DE FÉ

Tenho concluído que a fé é muito mais uma ação do que um simples pensamento positivo.

Às vezes, pensamos que somos uma pessoa de fé porque sempre estamos falando palavras de otimismo ou porque utilizamos a seguinte expressão: "com fé em Deus eu vou conseguir isso ou aquilo..."

Porém, analisando alguns trechos bíblicos, percebo que a fé sempre é seguida ou culmina em algum tipo de atitude. Como exemplos disso, temos a travessia do Rio Jordão em que os sacerdotes tiveram que primeiro colocar os pés dentro da água para depois o Rio secar. Ou também, a travessia do mar quando Moisés teve que primeiro bater o cajado no chão para que o mar se abrisse, ou ainda, o caso de Abraão que teve que levar o seu filho para o sacrífício e somente quando estava prestes a sacrificá-lo é que Deus providenciou o cordeiro.

Vários são os exemplos de fé demostradas com atitudes. E isso não é uma simples coincidência, mas sim um conceito verdadeiro. Não há como se praticar a fé sem atitudes. O livro de Tiago expressa bem essa idéia quando no Capítulo 2, versículo 17-18 diz: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras".

Gosto também de versões bíblicas que usam a expressão "ações" no lugar de "obras", porque é exatamente disso que estamos falando, de "atitudes de fé".

Mas cuidado, atitudes de fé devem estar pautadas na Palavra. Devemos conhecer bem a Palavra de Deus para que as nossas supostas atitudes de fé não acabem se tornando atitudes humanas teimosas e totalmente falíveis.

Que Deus nos abençoe.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CONTROLAMOS NOSSO PENSAMENTO??

Será que controlamos nossos pensamentos ou são eles quem nos controlam??

Bem, acredito que os pensamentos podem sim nos controlar e essa, a meu ver, é a tendência natural da mente humana. A mente tem esse poder sobre nós. Porém, tomando como base a idéia de que "tudo que lhe parece ser, assim será" e de que "seremos alegres na medida que assim desejarmos ser", penso que de fato há como controlar a nossa mente.

E para sacramentar essa visão, nos socorremos à Bíblia. Paulo, em Romanos 12:2 diz: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..". Isso quer dizer que é possível tranformar nossa mente, e por nós mesmos. Além disso, em Filipenses 4:8, Paulo diz para "voltarmos o pensamento para as coisas boas, agradáveis, que possuem alguma virtude, nessas coisas que devemos pensar", enfatiza o apóstolo.

Portanto, concluo que há sim como controlar a nossa mente! E isso começa com uma decisão nossa em querer controlar os pensamentos. Depois passa pela atitude de mudarmos a direção destes pensamentos para as coisas boas e que tenham virtude.

domingo, 15 de agosto de 2010

Santificação em Josué



No trecho que narra a história da travessia do Rio Jordão, no livro de Josué, verificamos algumas lições da vida cristã que são: 1ª) a santificação antes de um milagre; 2ª) a obediência a voz de Deus; 3ª) a fidelidade de Deus.

Este trecho da Bíblia tem me inspirado a estudá-lo mais profundamente, porque o pouco já meditado, me fez entender que Deus faz o milagre, mas em alguns casos, algumas etapas devem ser cumpridas para que esse milagre aconteça.

E uma destas etapas que mais me chama a atenção é a santificação, porque em toda a Bíblia nós vamos perceber que Deus sonha com a nossa santificação. Ele quer que sejamos santos, porque Ele é santo. Eu enxergo isso como uma ordem de Deus para nós. E neste caso, essa ordem não pode ser confundida como uma punição, algo ruim, ou melhor uma bronca de Deus. Mas sim como uma direção de Deus para nós, porque Ele realmente quer o melhor para nós e não quer nos ver perdendo tempo vivendo longe da santidade.

Em breve aprofundaremos este tema.

Fiquem na benção