Às vezes, pensamos que somos uma pessoa de fé porque sempre estamos falando palavras de otimismo ou porque utilizamos a seguinte expressão: "com fé em Deus eu vou conseguir isso ou aquilo..."
Porém, analisando alguns trechos bíblicos, percebo que a fé sempre é seguida ou culmina em algum tipo de atitude. Como exemplos disso, temos a travessia do Rio Jordão em que os sacerdotes tiveram que primeiro colocar os pés dentro da água para depois o Rio secar. Ou também, a travessia do mar quando Moisés teve que primeiro bater o cajado no chão para que o mar se abrisse, ou ainda, o caso de Abraão que teve que levar o seu filho para o sacrífício e somente quando estava prestes a sacrificá-lo é que Deus providenciou o cordeiro.
Vários são os exemplos de fé demostradas com atitudes. E isso não é uma simples coincidência, mas sim um conceito verdadeiro. Não há como se praticar a fé sem atitudes. O livro de Tiago expressa bem essa idéia quando no Capítulo 2, versículo 17-18 diz: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras".
Gosto também de versões bíblicas que usam a expressão "ações" no lugar de "obras", porque é exatamente disso que estamos falando, de "atitudes de fé".
Mas cuidado, atitudes de fé devem estar pautadas na Palavra. Devemos conhecer bem a Palavra de Deus para que as nossas supostas atitudes de fé não acabem se tornando atitudes humanas teimosas e totalmente falíveis.