terça-feira, 24 de agosto de 2010

ATITUDES DE FÉ

Tenho concluído que a fé é muito mais uma ação do que um simples pensamento positivo.

Às vezes, pensamos que somos uma pessoa de fé porque sempre estamos falando palavras de otimismo ou porque utilizamos a seguinte expressão: "com fé em Deus eu vou conseguir isso ou aquilo..."

Porém, analisando alguns trechos bíblicos, percebo que a fé sempre é seguida ou culmina em algum tipo de atitude. Como exemplos disso, temos a travessia do Rio Jordão em que os sacerdotes tiveram que primeiro colocar os pés dentro da água para depois o Rio secar. Ou também, a travessia do mar quando Moisés teve que primeiro bater o cajado no chão para que o mar se abrisse, ou ainda, o caso de Abraão que teve que levar o seu filho para o sacrífício e somente quando estava prestes a sacrificá-lo é que Deus providenciou o cordeiro.

Vários são os exemplos de fé demostradas com atitudes. E isso não é uma simples coincidência, mas sim um conceito verdadeiro. Não há como se praticar a fé sem atitudes. O livro de Tiago expressa bem essa idéia quando no Capítulo 2, versículo 17-18 diz: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras".

Gosto também de versões bíblicas que usam a expressão "ações" no lugar de "obras", porque é exatamente disso que estamos falando, de "atitudes de fé".

Mas cuidado, atitudes de fé devem estar pautadas na Palavra. Devemos conhecer bem a Palavra de Deus para que as nossas supostas atitudes de fé não acabem se tornando atitudes humanas teimosas e totalmente falíveis.

Que Deus nos abençoe.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CONTROLAMOS NOSSO PENSAMENTO??

Será que controlamos nossos pensamentos ou são eles quem nos controlam??

Bem, acredito que os pensamentos podem sim nos controlar e essa, a meu ver, é a tendência natural da mente humana. A mente tem esse poder sobre nós. Porém, tomando como base a idéia de que "tudo que lhe parece ser, assim será" e de que "seremos alegres na medida que assim desejarmos ser", penso que de fato há como controlar a nossa mente.

E para sacramentar essa visão, nos socorremos à Bíblia. Paulo, em Romanos 12:2 diz: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..". Isso quer dizer que é possível tranformar nossa mente, e por nós mesmos. Além disso, em Filipenses 4:8, Paulo diz para "voltarmos o pensamento para as coisas boas, agradáveis, que possuem alguma virtude, nessas coisas que devemos pensar", enfatiza o apóstolo.

Portanto, concluo que há sim como controlar a nossa mente! E isso começa com uma decisão nossa em querer controlar os pensamentos. Depois passa pela atitude de mudarmos a direção destes pensamentos para as coisas boas e que tenham virtude.

domingo, 15 de agosto de 2010

Santificação em Josué



No trecho que narra a história da travessia do Rio Jordão, no livro de Josué, verificamos algumas lições da vida cristã que são: 1ª) a santificação antes de um milagre; 2ª) a obediência a voz de Deus; 3ª) a fidelidade de Deus.

Este trecho da Bíblia tem me inspirado a estudá-lo mais profundamente, porque o pouco já meditado, me fez entender que Deus faz o milagre, mas em alguns casos, algumas etapas devem ser cumpridas para que esse milagre aconteça.

E uma destas etapas que mais me chama a atenção é a santificação, porque em toda a Bíblia nós vamos perceber que Deus sonha com a nossa santificação. Ele quer que sejamos santos, porque Ele é santo. Eu enxergo isso como uma ordem de Deus para nós. E neste caso, essa ordem não pode ser confundida como uma punição, algo ruim, ou melhor uma bronca de Deus. Mas sim como uma direção de Deus para nós, porque Ele realmente quer o melhor para nós e não quer nos ver perdendo tempo vivendo longe da santidade.

Em breve aprofundaremos este tema.

Fiquem na benção